sexta-feira, 18 de março de 2016

Possível taxação da LCI prejudicará indústria imobiliária

Isenção do imposto de renda é principal fator de sucesso junto aos investidores
Por Aline Horvarth Cunha 14/12/2015 19:02:18
O SindusCon-SP manifesta preocupação com a informação de que o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, está estudando a taxação da Letra de Câmbio Imobiliário (LCI) como parte do ajuste fiscal.
Uma eventual taxação da LCI prejudicará diretamente a indústria imobiliária. “A isenção de imposto sobre os rendimentos deste título é o principal fator de seu sucesso junto ao grande público de investidores. É o que permite à Caixa e outras instituições captarem recursos para viabilizar um grande número de empreendimentos imobiliários, residenciais e comerciais”, afirma o presidente do SindusCon-SP, José Romeu Ferraz Neto.
“Se os rendimentos da LCI forem tributados, a grande maioria dos investidores vai preferir outras aplicações. Com isso, uma fonte importante de financiamento à indústria imobiliária irá secar, inviabilizando os empreendimentos e seu grande potencial de geração de emprego e renda. A retomada do crescimento econômico será postergada mais uma vez”, alerta o presidente do SindusCon-SP.
O governo tem interesse em aumentar a arrecadação e conseguir que o orçamento de 2016 seja voltado com a meta de 0,7% do Produto Interno Bruto (PIB). Por esse motivo, no início deste ano, já tinha alterado o prazo mínimo de 60 para 90 dias para que o papel tivesse direito a isenção do IR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário